Os neurónios são,
geralmente, constituídos por um corpo celular (que contém o núcleo e organelos,
onde ocorre a síntese proteica), dendrites (que são prolongamentos finos e
ramificados, que recebem e conduzem os estímulos provenientes de outros neurónios
ou de células sensoriais) e por um axónio (que é o prolongamento, geralmente,
mais longo que transmite os impulsos nervosos provenientes do corpo celular).
Caso haja uma grande estimulação cognitiva, a dendrite desenvolve espinhos
dendríticos, que permitem uma captação mais eficiente do impulso nervoso. A
bainha de mielina permite acelerar a transmissão do impulso nervoso, sendo que
a maleinização não está completa quando nascemos.
Um recém-nascido
tem reflexos que não são voluntários, isto é, representam formas de resposta
automática aos estímulos. Existem dois tipos de reflexos nos recém-nascidos:
·
Sobrevivência: estão relacionados com a
adaptação e a satisfação de necessidades como respirar, sugar, engolir ou até
piscar os olhos.
·
Primitivos: estes reflexos desaparecem no
primeiro ano, por não serem tao uteis como os outros. Por exemplo andar,
gatinhar, virar a cabeça na direção de um estímulo táctil, entre outros.
No
desenvolvimento motor existe uma sequência de aprendizagens das competências
motoras, que acontece numa determinada ordem, embora possa acontecer em idades
ligeiramente diferentes, mas sempre com a mesma sequência de aprendizagem.
Todas
as crianças passam pelas mesmas fases de desenvolvimento motor e em idades
semelhantes. Como há uma sequência de acontecimentos, as fases do
desenvolvimento não podem ser ultrapassadas, por exemplo um bebé não pode
passar da fase do deitar para a fase de andar, sem antes ter aprendido a
sentar-se. O desenvolvimento motor sofre influência da maturação biológica, que
por sua vez é estimulada pela prática.
1. Progressão
Céfalo-caudal: primeiro a criança começa a ter maior
controlo motor sob a cabeça e só depois sob os membros que se encontram mais
abaixo. A progressão do desenvolvimento dá-se de cima para baixo, ou seja, da
cabeça para as para as pontas dos dedos dos pés.
2. Progressão
Próximo-Distal: o desenvolvimento dá-se das partes centrais
do corpo para fora, ou seja, as zonas mais centrais do corpo tornam-se mais
desenvolvidas e funcionas antes das partes localizadas mais à periferia. Por
exemplo os movimentos do braço são controlados antes dos movimentos das mãos.
3. Progressão
de Ação Concentrada para Especifica: as primeiras ações da criança são
globais, envolvendo o corpo todo. Com o passar do tempo, esta começa por fazer
movimentos mais harmoniosos, não utilizando o corpo todo. As ações começam a
ser mais específicas e direcionadas.
Apesar do desenvolvimento ser
segmentado, há alturas em que o bebé se desenvolve mais rapidamente e outras em
que o seu crescimento é mais lento.
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