domingo, 3 de junho de 2012

O neurónio


O neurónio é uma célula nervosa, altamente estimulável, que processa e transmite informação através de sinais eletroquímicos. As suas membranas possuem a capacidade de gerarem impulsos nervosos. Sendo esta célula muito sensível a qualquer fator, quer seja físico ou químico, que provoque modificações no seu potencial de repouso.

Os neurónios são, geralmente, constituídos por um corpo celular (que contém o núcleo e organelos, onde ocorre a síntese proteica), dendrites (que são prolongamentos finos e ramificados, que recebem e conduzem os estímulos provenientes de outros neurónios ou de células sensoriais) e por um axónio (que é o prolongamento, geralmente, mais longo que transmite os impulsos nervosos provenientes do corpo celular). Caso haja uma grande estimulação cognitiva, a dendrite desenvolve espinhos dendríticos, que permitem uma captação mais eficiente do impulso nervoso. A bainha de mielina permite acelerar a transmissão do impulso nervoso, sendo que a maleinização não está completa quando nascemos.

Um recém-nascido tem reflexos que não são voluntários, isto é, representam formas de resposta automática aos estímulos. Existem dois tipos de reflexos nos recém-nascidos:

·        Sobrevivência: estão relacionados com a adaptação e a satisfação de necessidades como respirar, sugar, engolir ou até piscar os olhos.

·        Primitivos: estes reflexos desaparecem no primeiro ano, por não serem tao uteis como os outros. Por exemplo andar, gatinhar, virar a cabeça na direção de um estímulo táctil, entre outros.

            No desenvolvimento motor existe uma sequência de aprendizagens das competências motoras, que acontece numa determinada ordem, embora possa acontecer em idades ligeiramente diferentes, mas sempre com a mesma sequência de aprendizagem.

            Todas as crianças passam pelas mesmas fases de desenvolvimento motor e em idades semelhantes. Como há uma sequência de acontecimentos, as fases do desenvolvimento não podem ser ultrapassadas, por exemplo um bebé não pode passar da fase do deitar para a fase de andar, sem antes ter aprendido a sentar-se. O desenvolvimento motor sofre influência da maturação biológica, que por sua vez é estimulada pela prática.



Este desenvolvimento divide-se em três tipos de progressão:

1.    Progressão Céfalo-caudal: primeiro a criança começa a ter maior controlo motor sob a cabeça e só depois sob os membros que se encontram mais abaixo. A progressão do desenvolvimento dá-se de cima para baixo, ou seja, da cabeça para as para as pontas dos dedos dos pés.

2.    Progressão Próximo-Distal: o desenvolvimento dá-se das partes centrais do corpo para fora, ou seja, as zonas mais centrais do corpo tornam-se mais desenvolvidas e funcionas antes das partes localizadas mais à periferia. Por exemplo os movimentos do braço são controlados antes dos movimentos das mãos.

3.    Progressão de Ação Concentrada para Especifica: as primeiras ações da criança são globais, envolvendo o corpo todo. Com o passar do tempo, esta começa por fazer movimentos mais harmoniosos, não utilizando o corpo todo. As ações começam a ser mais específicas e direcionadas.


Apesar do desenvolvimento ser segmentado, há alturas em que o bebé se desenvolve mais rapidamente e outras em que o seu crescimento é mais lento.

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