domingo, 3 de junho de 2012

Métodos em psicologia


Método Introspetivo
A introspeção refere-se a o conhecimento das emoções através da observação interna e reflexão por parte do próprio sujeito. A introspeção controlada implica a presença de observadores externos e é defendida pela corrente estruturalista, de forma a permitir estudar das emoções e as organizações mentais, direcionando-se para o estudo do consciente. Embora este método não consiga evitar o subjetivismo, permite o estudo dos pensamentos, onde o sujeito pode ser levado a refletir sobre as consequências de suas ações, de modo a evitar o sofrimento.

Observação controlada
 A observação controlado é um processo através do qual observadores humanos registam comportamentos, que se manifestam de uma forma verbal e/ou motora. A observação laboratorial é utilizada ao nível do método experimental, recorrendo a hipóteses que são construídas de forma a parecerem o mais real possível. A observação laboratorial realiza estas experiências em condições controladas, ou seja num laboratório, o que leva a que a situação seja uma situação artificial, assim sendo, o sujeito observado tem consciência dessa observação, o que pode condicionar o seu comportamento. A observação naturalista (ou ecológica) baseia-se na necessidade de observa o sujeito em condições reais de uma situação, como por exemplo em casa, na escola.

Método experimental
O método experimental é um método comum à maior parte das ciências, sendo que o psicólogo manipula a experiência, pois escolhe as respostas que vão ser analisadas e controlando as interferências que poderiam afetar os resultados da sua experiência. O objetivo é verificar a veracidade das hipóteses, sendo que o psicólogo tem que manipular as condições da experiência (variável independente) e observar as consequências dessa manipulação no comportamento do sujeito a ser analisado (variável dependente). A sua principal finalidade é permitir analisar e conhecer os comportamentos comuns a um determinado grupo de pessoas, sendo que não pode ser aplicável a nível individual. Este método é utilizado por Watson, nas suas investigações.
Método Clínico
Este método permite diagnosticar e tratar de pessoas com problemas de comportamento e/ ou problemas emocionais. A partir da aplicação de hipótese deduz-se qual o tratamento que deve ser aplicado. Este método é utilizado por Piaget e Kholer.
Método psicanalítico
Este método foi utilizado por Freud numa tentativa de conhecer e interpretar o inconsciente. Através da hipnose, interpretação de sonhos, atos falhados ou transferência é possível analisar o inconsciente do paciente e encontrar o responsável pelos distúrbios do mesmo. ). Como não permitia que o paciente tomasse consciência do seu problema, este método acabou por ser abandonado. No entanto, Freud desenvolveu o método da associação livre, no qual os pacientes se deitavam num sofá e eram encorajados a dizerem o que quer que lhes viesse à mente (desejos, conflitos, temores, pensamentos e lembranças), sendo que podiam também relatar os seus sonhos. Também podem ser utilizadas outras técnicas como teste, inquéritos e entrevistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário