quinta-feira, 24 de maio de 2012


GESTALTISMO

·                    Fundado pelos psicólogos Kurt Kofka (1886-1941), Wolfgang Kohler (1887-1967) e Max Wertheimer (1880 - 1943);

·                    O objeto de estudo era a perceção e pensamento como um todo;

·                    Os métodos de estudo são o método experimental e a introspeção informal;

·                    Estudava o ser humano e os primatas superiores;

·                    Estudava o organismo como um todo e tentava perceber o comportamento do cérebro nos processos de perceção;

·                    Referia que a forma como se observa o mundo varia de acordo com aquilo que se percepciona;

·                    Baseia-se na lei da pragnanz (pregnância) ou boa forma, que refere que há uma tendência para observar as figuras como tendo a melhor “boa forma” possível, através de estímulos. As figuras são assimiladas da forma mais simples possível.

Os gestaltistas criaram leis para melhorar a compreensão da lei da pregnância e a interpretação das sensações. São elas:

·                    Segregação/ Figura-fundo: Percepciona-se a figura destacada do cenário e vice-versa.
·                    Proximidade: A perceção de uma figura faz-se de acordo com a distância a que os elementos da mesma se encontram uns dos outros. Os elementos que estão mais próximos são percebidos como um conjunto. 

·                    Semelhança: Os objetos idênticos tendem a ser vistos agrupados, ou seja, como um conjunto.
·                    Boa continuidade: Tendência para ligar os elementos de uma figura, de forma a que eles pareçam contínuos, ou seja, que se “movimentam” numa direção específica.
·                    Preenchimento: Tendência para completar as figuras que não estão totalmente concluídas e preencher os espaços para as completar. Temos a capacidade de perceber a figura, mesmo sem que esta esteja totalmente acabada.
·         Simetria: Percebe-se a estrutura de um objeto através da sua simetria.
·                    Destino comum: Objetos com o mesmo “movimento”, tendem a ser percebidos como um grupo.
·                    Área: A figura maior é vista como o fundo, sendo que a figura mais pequena está sobreposta a esta, representando a figura em si.
·         Outros exemplos:

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